Previous
Next
Newsletter
Posts Recentes
Assinar!
Março 2023

Educação Financeira

com Erick Andriewisky

Olá, Srs Responsáveis Tudo bem?

Na Newsletter sobre educação financeira da Inovar Veiga de Almeida, vamos falar um pouco sobre a Poupança e porque ela não é o melhor lugar para deixar o seu dinheiro.
Vem comigo até o final desse artigo que está super bacana!

Um pouco da história.
A poupança ou caderneta de poupança é a forma mais antiga e popular dos brasileiros investirem. Em 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o decreto que criou a Caixa Econômica Federal e a Caderneta de poupança. Quanto tempo né!

Até hoje, muitos brasileiros e brasileiras mantêm seu dinheiro guardado em cadernetas de poupança ligadas aos bancos onde possuem contas-correntes. Essa facilidade, transformou a poupança na queridinha dos brasileiros!

Vale a pena manter o dinheiro guardado na poupança?
Não, mas vamos explicar os motivos.

Com o desenvolvimento do mercado financeiro brasileiro, outras opções de investimentos foram surgindo e com isso a poupança foi perdendo atratividade, especialmente em virtude da sua forma de capitalizar os recursos, no entanto como a educação financeira é pouco difundida muitos seguiram alocando dinheiro nela.

Em 2012 a regra para o rendimento dos recursos alocados em poupança mudou e passou a ser feita de duas maneiras:

  • Quando a Selic está abaixo de 8,5% a.a, a poupança rende 70% da selic + TR
  • Quando a Selic está acima de 8,5% a.a, a poupança tem rendimento de 0,5% ao mês + TR.


Protegendo do seu dinheiro!

Para ilustrar esse tópico, veja:
A poupança nos últimos 10 anos obteve um retorno histórico médio de 5,18% a.a, enquanto no mesmo período, a inflação medida pelo IPCA obteve uma média 5,59% a.a, ou seja, o retorno sobre os investimentos em poupança ficou abaixo da inflação.

No mesmo período, o CDI, que é o benchmark de referência para os investimentos de renda fixa, obteve um retorno médio de 8,12% a.a que superou a inflação no mesmo período em 2,39%.
Proteger o seu dinheiro da inflação é fundamental para manter o poder de compra do seu dinheiro.
Agora que você já conhece mais sobre a poupança, deixa eu te fazer uma pergunta: Você possui dinheiro na poupança?

Se a sua resposta foi SIM, parabéns, isso mostra que a primeira lição sobre educação financeira você aprendeu, que é poupar parte do salário e manter as contas dentro do seu orçamento doméstico. Agora, o que você precisa saber é como investir melhor o seu dinheiro.
Aqui na AWK Wealth Management, somos um Multi Family Office e disponibilizamos dois horários gratuitos para atender pais e mães da Inovar Veiga de Almeida, que querem investir bem o seu dinheiro. Nosso time conta com profissionais qualificados no mercado financeiro e com diversas soluções de investimentos que estão à sua disposição. Agende seu horário hoje mesmo e converse com um de nossos consultores.

Nesse artigo você aprendeu um pouco sobre a história da poupança, como ela rentabiliza os recursos e o porquê ela não protege o seu dinheiro ao longo do tempo.
Fico por aqui e espero você no próximo artigo sobre educação financeira.

Até lá!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe
plugins premium WordPress