Previous
Next

Metodologia Inovar

As inteligências Emocional, Social e Cognitiva

Aplicamos por meio de um consolidado trabalho pedagógico, que tem como propósito promover aprendizagem ativa, em que professores e estudantes dediquem seus esforços para construir/fazer/criar/compor projetos significativos, diante de um currículo abrangente, que equilibra o desenvolvimento das 3 inteligências: Emocional, Social e Cognitiva.

Inteligência Emocional

Por intermédio de atividades lúdicas, reflexivas e vivências, desenvolvemos a inteligência emocional dos nossos alunos, proporcionando o desenvolvimento do autoconhecimento, da sua auto regulação, da autonomia e da autoconfiança, ensinando aos alunos a serem conscientes e a controlarem suas emoções.

Inteligência Social

A aprendizagem humana é, acima de tudo, relacional, nossas propostas são desenvolvidas para o aluno ampliar e aplicar suas habilidades sociais, tais quais trabalhar em equipe, estabelecer metas em comum, postergar a satisfação das necessidades individuais em prol dos objetivos coletivos, e muitas outras habilidades de convivência, cooperação e colaboração.

Inteligência Cognitiva

Nossa metodologia proporciona a construção do conhecimento constante, desenvolvendo a competência de aprender a aprender, reunindo de forma intencional as habilidades socioemocionais, aos objetos de aprendizagem, com o objetivo de conectar e dialogar com os saberes.

Nossos alunos estão no centro do processo e, com disciplina e autonomia, são estimulados a potencializar sua visão de mundo e dialogarem com o conhecimento:

✔️ Questionando
✔️ Investigando
✔️ Experimentando
✔️ Colaborando
✔️ Inovando

Sendo autores da sua jornada.

Pai educa seu filho, sua lágrima e seus sorrisos
futuros muito depende do que se constroem hoje,
hoje há tempo, amanha será tarde e depois impossível.
Luta, Persevera e Vence.

Prof. Mario Veiga de Almeida

Proposta Pedagógica

Nosso projeto é baseado em práticas sociointeracionistas. Promovemos a aprendizagem ativa, significativa e colaborativa, unindo a teoria, prática, vivência e experimentação, para o desenvolvimento de crianças e jovens que atuarão no mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Nosso dia a dia é permeado por afeto e com práticas que despertem o interesse do aluno, promovendo o engajamento e a motivação para construir o vínculo com os objetos do conhecimento e mantendo a aprendizagem constante.

Nossas atividades estão alicerçadas nos 4 pilares da educação definidos pela UNESCO para a formação de profissionais do século XXI.

APRENDER A APRENDER

Observação, avaliação, criação e resolução de problemas, através de mecanismos que desenvolvam as habilidades de relacionar dados, de realizar reflexões críticas, buscar soluções para transformar o saber e de ser criativo.

APRENDER A FAZER

Através da experiência e da prática, vão tornando a aprendizagem mais significativa, vão se autorizando a testar, a desenvolver e a resolver problemas do mundo real. 

APRENDER A CONVIVER

Conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

APRENDER A SER

É o processo do desenvolvimento da autorregulação, ou seja, o estudante deve ser capaz de traçar metas, e ir em busca delas, evidenciando iniciativa, criatividade, perseverança e tolerância.

Para sustentar o desenvolvimento dos 4 pilares da aprendizagem, nossas atividades de forma intencional promovem o desenvolvimento de 10 habilidades que integram as 3 inteligências para o desenvolvimento pleno de uma formação extraordinária e global, tais quais:

Cultura Maker

São 5 laboratórios para aplicação da metodologia S.T.E.A.M. – Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Com a finalidade de integrar o conhecimento dessas áreas a fim de facilitar as conexões para resolução dos problemas diários, além de incentivar o processo de colaboração entre alunos, preparando-os para desafios de cidadania e para o mercado de trabalho. O aprendizado é amplamente beneficiado pela interdisciplinaridade.

Projeto Bilíngue

Leitura, produção de texto, gramática e oralidade. Aplicação da segunda língua do desenvolvimento de projetos e experimentos.

Humanamente e
Projeto de Vida

Encontros semanais com propósito à reflexão, ao debate, à escuta, à investigação e ao questionamento para desenvolver competências e habilidades  

Pensamento Computacional / T.D.C.I

Prepara os alunos para as novas tendências do mercado, como Robótica, Codificação, Programação, Gamificação e Novas Mídias.

Projetos Institucionais

Semana das Linguagens, Semana do Meio Ambiente, Festa Junina Empreendedora e Feira Cultural, eventos que incentivam o aluno a pesquisar, discutir, refletir e atuar sobre temas contemporâneos.

Projeto de Intervenção Sustentável:

Promovemos reflexões, incentivando nosso aluno a tornar-se um agente disseminador de valores e atitudes perante a família e a sociedade. 

Projeto de Desenvolvimento Científico

Projetos Interdisciplinares que incentivem o aluno a levantar hipóteses, pesquisar, discutir e refletir sobre os acontecimentos adquiridos em sala de aula.

Empreendedorismo

O projeto proporciona ao aluno participar de um plano de empreendedorismo, tendo uma experiência prática na organização e operação de uma empresa.

Inteligência Financeira

Aulas e eventos que visem desenvolver, no aluno, um viés comportamental adequado e saudável na relação com o universo financeiro.

VEST Inovar Veiga

Aulas extras, palestras, visitas extracurriculares com foco na preparação emocional e cognitiva dos alunos para a aprovação das provas de vestibulares e ENEM.

plugins premium WordPress