Proposta Pedagógica

As inteligências Emocional, Social e Cognitiva

A metodologia INOVAR é aplicada por meio de um consolidado trabalho pedagógico, que tem como propósito promover aprendizagem ativa, onde professores e estudantes dedicam seus esforços para construir/fazer/criar/compor projetos significativos, diante de um currículo abrangente, que equilibra o desenvolvimento das 3 inteligências: Emocional, Social e  Cognitiva. Nossos alunos estão no centro do processo, e com disciplina e autonomia, são estimulados a potencializar sua visão de mundo e dialogarem com o conhecimento: questionando,  investigando, experimentando,  colaborando e inovando, sendo autores da sua jornada. 

Inteligência Emocional

Por intermédio de atividades lúdicas, reflexivas e vivenciais desenvolvemos a inteligência emocional dos nosso alunos,  proporcionando o desenvolvimento do autoconhecimento, da sua auto regulação, da autonomia e da auto confiança, ensinado aos alunos a serem conscientes e controlarem das suas emoções. Além do auto desenvolvimento as habilidades de qualidade emocional estão intrinsicamente envolvidos na aprendizagem é necessário manter o interesse, o engajamento e a motivação para construir o vínculo com os objetos do conhecimento e manter a aprendizagem constante.

Inteligência Social

As habilidades de qualidade social, são inerentes ao processo de aprendizagem. A aprendizagem humana é, acima de tudo, relacional, nossas propostas de atividade pedagógicas são desenvolvidas de forma que o aluno possa aplicar e ampliar suas habilidades sociais, tais quais trabalhar em equipe, estabelecer metas em comum, postergar a satisfação das necessidades individuais em prol dos objetivos coletivos, e muitas outras habilidades de convivência, cooperação e colaboração.

Inteligência Cognitiva

Nossa metodologia, proporciona a construção do conhecimento constante, desenvolvendo a competência de aprender a aprender, reunindo de forma intencional as habilidades socio emocionais, aos objetos de aprendizagem, com o objetivo de conectar e dialogar com os saberes. Os alunos   desenvolvem as competências de observação, de avaliação, criação e resolução de problemas, através da mecanismos que desenvolvam as habilidades  de relacionar dados,  de realizar reflexões críticas,  de transformar o saber e de ser criativo.

Pai educa seu filho, sua lágrima e seus sorrisos
futuros muito depende do que se constroem hoje,
hoje há tempo, amanha será tarde e depois impossível.
Luta, Persevera e Vence.

Prof. Mario Veiga de Almeida

Alicerces das nossas atividades

Nosso projeto pedagógico tem como foco o ser humano que está se desenvolvendo em todas as suas dimensões, nossas atividades estão alicerçadas aos 4 pilares da educação definido pela a UNESCO para a formação de profissionais do século XXI, tais quais aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a ser.

Aprender a aprender (cognitivo)

Saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções.

Aprender a fazer (cognitivo)

Através da EXPERIÊNCIA e da PRÁTICA vai tornando a aprendizagem mais significativa, vao se autorizando a testar, a desenvolver e a resolver problemas do mundo real.

Aprender a conviver (social)

Conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

Aprender a ser (emocional)

É o processo do desenvolvimento da autorregulação, ou seja, o estudante deve ser capaz de traçar metas, e ir em busca das mesmas, evidenciando iniciativa, criatividade, perseverança, tolerância.

Para sustentar o desenvolvimento dos 4 pilares da aprendizagem, nossas atividades de forma intencional promovem o desenvolvimento de 10 habilidades que integram as 3 inteligências para o desenvolvimento pleno de uma formação extraordinária e global, tais quais: