O Colégio

  • Princípios e Valores
  • Nosso Espaço
  • Nossa História
  • Mensagem da Direção
  • Confira Vídeos
    do Nosso Canal

Nossos Princípios e Valores

Nosso propósito é ser uma escola inovadora de excelência, que por meio de aprendizagem ativa e colaborativa, forma profissionais prontos a enfrentar toda e qualquer adversidade encontradas do mercado de trabalho, e cidadãos conscientes, autônomos, empáticos, protagonistas de seus destinos e que possuem ao seu lado um grande aliado: o autoconhecimento.

Excelência no Ensino

Fazemos questão que todos os alunos aprendam muito ! Trabalhamos duro e com rigor acadêmico, desenvolvendo o extraordinário de cada aluno.

Disciplina e Execução

Produzimos resultados consistentes na formação global do aluno., com aprimoramento constante das práticas pedagógicas, compartilhando conhecimento com planejamento e organização.

Ética e Respeito

Respeito não é algo que se mede pela cor da pele, gênero, orientação sexual, religião, etnia ou classe social. Estamos aqui para fazer o correto, de maneira justa e sem atalhos.

Aprendizagens Autênticas

Produzimos aprendizagens que perdurem, que o sujeito se aproprie criando ferramentas de leitura de mundo.

Aguçamos a curiosidade dos alunos, desconstruímos conhecimentos prévios, estimulando o pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas de avaliar respostas, de argumentar, interagir com diversas produções culturais e científicas.

Diálogo e Reflexão Constante

Nossa comunicação é um compromisso, nossa escuta é ativa. Somos acessíveis a todos e incentivamos que todos sejam da mesma forma conosco.

Empatia

Nos preocupamos com tudo e com todos. Porque para nós é importante saber como o outro se sente.

Nosso Espaço

Além de uma equipe de profissionais extraordinários e altamente qualificados, estamos localizados no coração da Barra da Tijuca, cercados por uma linda área verde e um espaço de mais de 180mil m2.

Nossa História

A biografia do fundador do Colégio Veiga de Almeida bem poderia servir de estímulo aos estudantes em busca de uma carreira bem-sucedida. Diplomado em Pedagogia e pós-graduado em Orientação Educacional, o Professor Mário Veiga de Almeida demonstrou capacidade e perseverança em uma vocação que começou muito cedo.

Em 1930, aos 14 anos, Mário já alfabetizava gratuitamente crianças junto com sua irmã mais velha, Maria Anunciação, na sala da residência da família, no bairro de Santo Cristo, no Rio de Janeiro. Quando a casa humilde não comportava mais o número crescente de alunos, fundou o Colégio Sagrado Coração de Jesus, sua primeira contribuição para o desenvolvimento do ensino leigo no Brasil. Mais tarde, surgiu o Instituto Coração de Jesus, e, finalmente, o Colégio Veiga de Almeida, fundado em 1957, confirmando o crescimento da Instituição, que já contava com milhares de alunos.

O pioneirismo no ensino das artes industriais e dos cursos profissionalizantes, além da liderança da aprovação no vestibular, fizeram deste Colégio uma referência de qualidade e inovação no ensino Fundamental e Médio. Porém, o Professor Mário queria ir mais longe. Em 1970, após receber o título de Educador do Ano, comprometeu-se em estender o mesmo padrão de qualidade ao ensino superior. O sonho foi concretizado com a criação da Escola de Engenharia em 1972, seguida pelas Faculdades de Letras e Pedagogia, fundadas em 1974. Os anos 80 chegaram com a fundação do Colégio Veiga de Almeida, na Barra da Tijuca.

Com sua visão futurista, o Professor Mário Veiga de Almeida durante todo o seu trabalho, teve o cuidado de capacitar seus sucessores, com o objetivo de dar continuidade a sua obra. Muito antes de falecer, em 1985, seus sucessores assumiram a capitania da nau de seus sonhos, sem perder o rumo dado por ele na conquista da excelência na área da educação e ensino.

Em 1992, após a aprovação pelo Conselho Federal de Educação de diversos cursos de nível superior, nasce o primeiro campus da Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca, fruto de uma história de conquistas na disseminação do saber. Logo depois, em 1996, surge o segundo campus da Universidade na Barra da Tijuca. Em 1999 é inaugurado o novo e moderno prédio do Colégio Veiga de Almeida e em 2001 foi a vez de Cabo Frio ganhar um campus desta Instituição dirigida por educadores dedicados ao mesmo ideal de formar profissionais com alta capacitação e firmes valores éticos e humanitários.

Mensagem da Direção

Prezados pais e alunos,

o seu futuro não começará amanhã. Ele se inicia nas atividades que você desenvolve hoje. No Colégio Inovar Veiga de Almeida, o futuro é construído todos os dias, passo a passo, nas aulas e nas atividades extras, que são cuidadosamente desenvolvidas, objetivando oferecer-lhe uma escola que ultrapasse o nível de qualidade esperado.

Preocupamo-nos em preperá-los não só para conquistar uma vaga no Ensino Superior, como também para viver e conviver no mundo de hoje, e nele obter sucesso.

Venha conhecer a nossa escola.